banner_83SBEn.jpg

A Programação da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) com o tema central A Enfermagem no contexto pandêmico pela COVID-19: que lições aprendemos? acontecerá entre 12 e 20 de maio de 2022 e será realizada pela Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn Nacional, seções de Estados e do DF, com ações em ambiente híbrido (online e presenciais).

 

A ABEn reafirma a importância da reflexão sobre o impacto da pandemia na sociedade brasileira e mundial e congrega esforços para propor uma reflexão profunda sobre o contexto atual e o futuro dos distintos cenários de atuação da Enfermagem. A importância do trabalho da Enfermagem no enfretamento da pandemia da Covid-19 foi (e é) incontestável.

 

Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão. Vivenciamos modificações nas formas de ensinar, gerenciar, pesquisar, cuidar e participar de movimentos políticos, associativos e sociais. Tais modificações devem ser debatidas, em especial, as respostas que construímos para os desafios e como poderemos, a partir das lições aprendidas, avançar para melhoria das condições da profissão no cenário da saúde.

 

A pandemia da Covid-19 evidenciou que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário nos preparar, refletindo sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como: os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros.

 

O tema da 83ª SBEn será desenvolvido a partir dos seguintes eixos aglutinadores de debates, mobilizações e participação de profissionais e estudantes de enfermagem:

 

EIXO 1- Modificações impactantes para a Enfermagem diante do contexto pandêmico.

 

EIXO 2- Como a Enfermagem enfrentará o contexto pós-pandêmico?