A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940, pela Escola de Enfermagem Nery, tendo como idealizadora a sua então Diretora Laís Netto dos Reys. O início da semana se dá em 12 de maio para celebrar o nascimento de Florence Nightingale, em 1820, e o seu término em 20 de maio, para rememorar o falecimento de Anna Nery, em 1880. No dia 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermeira. No Brasil, o dia foi instituído em 1938 pelo Presidente Getúlio Vargas. Em 12 de maio de 1960, o Presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto 48.202, oficializando a “Semana da Enfermagem”.


No ano de 2018, será realizada a 79ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem Nacional, suas Seções, Regionais e Núcleos. O tema central será “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”, conforme aprovado na 77a Reunião do Conselho Nacional da ABEn (77o CONABEN) realizado em 2 de setembro de 2017.

O tema central da SBEn surgiu da articulação com o conteúdo que será desenvolvido durante o 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 5º Colóquio Latino-americano de História da Enfermagem e 6º Seminário Nacional de Diretrizes para a Enfermagem na Atenção Básica em Saúde, a realizar-se em Curitiba de 13 a 16 de novembro de 2018.

 

O tema principal Processo de cuidar como centralidade da enfermagem será desenvolvido por meio dos subtemas:

  1. A história e a contemporaneidade do processo de cuidar.

  2. O processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população, no avanço do conhecimento e na estruturação das políticas de saúde.

  3. Ética e Bioética no processo de cuidar. Os eixos articuladores são: Políticas de Educação e Saúde; Políticas de Formação para a Enfermagem.

 

Diante disso, a 79ª Semana Brasileira de Enfermagem tem como objetivos:

  • Discutir o que é o cuidar e o que é o cuidado para Enfermagem na sociedade atual, com base na historicidade, determinação social e constituição da enfermagem enquanto profissão.

  • Conhecer, divulgar e disseminar experiências exitosas relacionadas ao cuidar nos âmbitos da assistência, do ensino, da investigação, da gestão e em outros cenários de atuação da enfermagem.

  • Articular o cuidar com o trabalho da enfermagem, reforçando a saúde como direito do cidadão e dever do Estado.

Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Rio de Janeiro

Av. Presidente Vargas, 590 sala 418
CEP: 20071-000 - Centro - RJ
Tel.: 2263-5471 / 2516-9496 
Email:  abenrio@abenrio.com.br

  • Facebook Social Icon